quarta-feira, 16 de março de 2011

Notícias do mundo de lá

Colocar os pés no chão é um desejo natural de quem, por algum momento, sente-se ameaçado quando não se encontra em terra firme. Seja no alto de um arranha-céu, dentro de um elevador, numa montanha-russa, num transatlântico ou num avião, principalmente quando o mesmo passa por turbulência, seja ele um monomotor ou jato. Pois é, o chão é mesmo o porto seguro para habitantes de um planeta dominado pela implacável lei da gravidade. Seguindo a linha desse raciocínio dá pra imaginar o desespero de alguém que, de repente, sente o chão tremer sob seus pés por um avassalador terremoto como o que atingiu grande parte da população japonesa nesses últimos dias.

Se não fossem pelas imagens captadas por corajosos profissionais e heróicos amadores, seria difícil calcular a dimensão da tragédia, que só não foi maior graças à tecnologia de um país que, ao longo dos anos, vem se preparando para enfrentar a fúria da natureza. A engenharia bem que preservou o máximo que  pôde da infra estrutura como casas, prédios, rodovias e pontes da região atingida pelo terremoto, mas diante de um tsunami daquela proporção tudo se torna absolutamente frágil. Mesmo com o espaço de tempo entre o abalo sísmico e a chagada da grande onda, anunciada nos mais diferentes idiomas pelos meios de comunicação, foi impossível evitar a morte de tantos.

Em meio à dor pela perda de vidas e de danos incalculáveis ainda fica o alerta sobre a possibilidade de contaminação vinda das usinas nucleares atingidas. Para piorar a situação, o povo japonês, cuja inteligência e obstinação têm  sido essencial para o desenvolvimento tecnológico do mundo, se vê em parte ilhado por falta de comunicação. E assim, a enorme comunidade do sol nascente espalhada por inúmeros países, entre eles o Brasil, sofre pela falta de notícias de seus conterrâneos, parentes, seus irmãos em sofrimento, sonhos, perdas e conquistas.

É hora de estender a mão à comunidade japonesa e manifestar nossa solidariedade, nosso apoio, nosso carinho à um povo que muito tem contribuído com o desenvolvimento do mundo, graças à sua  visão globalizada, moderna, ousada, sempre a serviço do progresso de sua nação e dos países os quais adotam como seus. Os brasileiros, inclusive nós, goianos, somos testemunhas da importância da comunidade japonesa em nossas terras. O mundo inteiro está torcendo para que o Japão encontre, mais uma vez, forças para se reerguer, se reconstruir, se reinventar, revelando novamente a energia silenciosa e poderosa de seu povo.  É preciso torcer e contribuir, mesmo que seja com uma palavra de fé, uma oração silenciosa e discreta, ao estilo oriental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário